Arquivo do blog

segunda-feira

NÃO DEIXE QUE A TIMIDEZ ATRAPALHE SUA VIDA


Saiba como enfrentar seus medos, jogue a inibição para escanteio e mude sua vida

A mão começa a suar, as pernas tremem, o coração dispara, o rosto fica vermelho e a fala trava. Esses sintomas parecem familiar e costumam atrapalhar sua vida? “A pessoa tímida tem a atenção voltada para o próprio desempenho e se sente avaliada o tempo todo”, fala a psicóloga Maria Aparecida Barbosa, especialista em timidez. Quem sofre com o excesso de vergonha costuma ser muito crítica consigo mesma e, perfeccionista, sempre acha que fez besteiras. Embora cause problemas físicos, a timidez não é doença! Até as mais extrovertidas podem ter momentos de insegurança. Saiba como driblar o problema.

Revanche!

As pessoas tendem a valorizar muito mais quem fala e aparece, mas você pode tirar proveito do seu jeito inibido de ser. “As pessoas tímidas são muito observadoras. Falam pouco, só que têm mais argumentos”, explica a psicóloga Maria Aparecida. No best-seller O Poder dos Quietos, a autora Susan Cain afirma que os introvertidos também são mais criativos e inovadores. Barack Obama, presidente dos EUA, por exemplo, é um tímido de carteirinha, sabia?

Encare seus medos

Não é fácil mas, aos poucos, tente se colocar em situações que acha desconfortáveis. Seu pesadelo é falar em público, por exemplo? Tente expor mais a sua opinião nas conversas em grupo. Quanto maior a exposição, mais a timidez enfraquece e você ganha forças para tentar outras vezes”, explica a psicóloga.

Controle a ansiedade

Essa vilã causa problemas físicos que só atrapalham a vida, como taquicardia e dor de barriga. Por isso, procure relaxar. Aulas de meditação e exercícios respiratórios ajudam nessa tarefa.

Tire o foco de você

Preste mais atenção no outro. Escute e pergunte em vez de só ficar preocupada com suas reações. Essa é uma maneira de você perceber que todas as pessoas cometem falhas e aprendem a superar as situações.

Aceite os elogios

Sabemos que você não gosta de ser o centro das atenções, mas merece ser reconhecida por suas qualidades. Troque o “são seus olhos” por um “obrigada!”.

Seja otimista

Pare de pensar o pior e concentre-se no que está acontecendo agora. O futuro, na maioria das vezes, não é tão catastrófico quanto você geralmente imagina.

Aprenda a ouvir “não”

É difícil lidar com a rejeição e, da mesma forma que você pode não gostar de alguém, existe a chance de a recíproca ser verdadeira. Quando se tem autoconfiança e acredita nas próprias capacidades, a aprovação dos outros não tem tanto peso”, ressalta a expert.

Procure um especialista

Se a timidez estiver realmente atrapalhando sua vida, convém pedir ajuda a um psicólogo.

Ninguém é rei

Sabe o seu chefe poderoso ou aquela amiga superpopular? Lembre-se que eles também são humanos e, assim como você, têm defeitos e qualidades. Os tímidos tendem a se colocar em um patamar inferior ao das outras pessoas”, esclarece a especialista. Não idealize ninguém!

Errar é humano

Ninguém é perfeito, nem você! Portanto, se falhar, não será o fim do mundo. Não olhe para o erro com uma lupa”, lembra Maria Aparecida.











Nenhum comentário: